sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

10 DICAS ÚTEIS PARA ESCOLHER CORTINAS

O mercado apresenta vários tipos de tecidos e diversas opções de cores, é realmente uma tarefa bem difícil para escolher e falar: é esta a cortina ideal!  Bom, mas antes da compra da cortina é preciso saber alguns truques. Esperamos ajudar vocês.

(fonte: .natalianoleto)
 
Dica 1- Medir bem a largura e altura da janela.

Dica 2- Utilizar o gesso como elemento para esconder o trilho da cortina. Sendo este um ítem pensado ainda em obra, mas garante um ótimo acabamento no ambiente. É o que os arquitetos chamam de Cortineiro. Que é um acabamento com largura e rebaixo do gesso de aproximadamente 15 cm, onde o trilho da cortina fica embutido. O cortineiro é bem vindo para muitos ambientes como quarto, sala, cozinha…

(fonte: .natalianoleto)

Projeto Arquiteta Natalia Noleto
Acima, uma imagem de cortineiro onde o trilho está preso na laje e fica escondido pelo gesso.

Dica 3- Atenção para luminosidade das laterais das janelas. Caso a janela seja da mesma extensão do ambiente, às vezes fica difícil controlar a quantidade de luz nas laterais. Neste caso, uma barra em gesso pode atuar como uma proteção e bloquear a luz lateral do ambiente. Uma barra de 10 cm já soluciona o problema. Este problema também ocorre  às vezes em persianas tipo rolô, painel e romana.

(fonte: .natalianoleto)
Projeto Arquiteta Natalia Noleto, uma solução simples e barata.

(fonte: .natalianoleto)
Quarto de Criança, Casa Cor Brasília 2012.
Mesma solução da barra em gesso lateral. Aqui a arquiteta utilizou a barra de gesso como uma moldura para toda a janela, garantindo o fechamento da luminosidade do ambiente.

Dica 4 - Saber se sua janela tem muita incidência de luz, ou seja, se entra muito sol. Neste caso, será preciso pensar em um bloqueio solar, utilizando mais de uma camada  de tecido para obter um bom resultado. Normalmente, um forro grosso como o black-out é o ideal para compor a primeira camada. Hoje temos opções para black-out com tecidos mais elaborados e mais leves.

(fonte: natalianoleto)
Este é um black out com acabamento em tecido. O próprio black out já cria uma composição interessante
Dica 5 -  A segunda camada da cortina pode ser um tecido mais leve e decorativo, sendo aqui a melhor parte. Neste caso pode ser um tecido voil, renda, seda, palha, linho…Tudo vai depender dos elementos presentes no ambiente.

(fonte: .natalianoleto)
Olha esse tecido que legal! Pode ficar muito interessante, até mesmo com um black out como primeira camada.

Dica 6- Utilizar Varões como acabamento. Uma das sustentações mais práticas e fáceis, pois o varão é fixado direto na parede e pode ser encontrado em diversos acabamento como: cromado, madeira e pintado com tintas. Neste caso, para obter o tamanho certo do varão tire a medida da janela e deixe uma folga de aproximadamente 20 cm de cada lado. Assim, o tecido da cortina não fica muito justo e facilita o fechamento.

(fonte: .natalianoleto)

Dica 8-  Cortinas para salas, os tecidos podem ser mais leves e transparentes como microfibra, voil, seda, renda, cambraia.. E também modelos como rolô, romana e painel são ótimas opções para deixar a sala mais moderna.
Dica 9-  Cortinas para sala de home theater  devem ser mais pesadas e escuras, para controlar a luminosidade, como as sarjas, crepes e veludos. E persianas motorizadas para salas mais modernas e que possa ter um maior investimento financeiro.
Dica 10- Cores, composição e texturas. Este talvez seja o ítem mais difícil pois requer bom gosto e criatividade. Cores mais neutras são mais atemporais, e não enjoando tanto. As texturas e cores vivas são opções mais ousadas e podem dar um charme a mais no espaço.  

0 comentários:

Postar um comentário