quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Veludo é tendência: 10 formas de usar o material da vez na decoração

Apesar de clássico, o tecido pode ganha ar contemporâneo com a ambientação certa

Assim como no mundo da moda, o veludo voltou a ser tendência absoluta na decoração. Entretanto, ele ressurge descolado, em ambientes contemporâneos que em lada lembram os cômodos clássicos e cheios de ornamentos rebuscados em que o material costumava habitar.

Na atualidade, o veludo – mesmo o molhado! – aparece com o objetivo de trazer mais uma camada de informação visual para o ambiente e uma dose de história. Em alguns casos ele adiciona brilho e, em outros, evoca perfume vintage. O importante, em ambos, é que ele seja usado com muita personalidade, uma pitada de ironia e ousadia sem medida!

Veja abaixo 10 formas de usar o veludo de maneira contemporânea, deixando longe o cheiro de naftalina!



1. Ponto de cor


Em cômodos brancos e minimalistas como este, um móvel de veludo colorido traz despojamento e sofisticação na medida certa. Como todos os outros materiais são opacos e discretos, o sofá vira protagonista.

2. Complemento cromático


Nesta sala de estar com paredes bicolores e com paleta quente e terrosa, uma poltrona de veludo rosa, com linhas arredondadas, acentua o carater setentista da composição. O resultado é cheio de groove!

3. Brilho monocromático


Em espaços com apenas uma cor, abusar de materiais e texturas variadas é praticamente pré-requisito.  Neste quarto todo preto, almofadas de veludo pontuam, com parcimônia, um pouco de cor.




4. Veludo total


Uma outra forma contemporânea de usar o material é apostar em composições totalmente formadas por ele. Nesta sala de estar, o veludo cobre o sofá e todas as almofadas, deixando para a paleta de cores a função de adicionar informação visual.

5. Revestimento inesperado


Comumente relacionado a peças de design clássico, o veludo ganha ar cool ao surgir em um móvel de linhas contemporâneas. No caso desta sala de estar, parte de uma casa criada por Claude Cartier, com tons escuros, o efeito é maximizado pelo brilho dourado do tecido.

0 comentários:

Postar um comentário