sexta-feira, 19 de junho de 2015

Veja como decorar a casa com cores neutras

Usar cores neutras nos ambientes da casa não significa deixar a decoração monótona. Ao contrário. Investir em tons pastel e off-white (bege e variações de branco), além no cinza e até mesmo no preto, é a melhor saída para transmitir a sensação de amplitude e deixar o décor mais sofisticado. O segredo para fugir da monotonia é acertar na escolha das tonalidades, não exagerando no uso do branco, e usar recursos como texturas nas paredes.

Além disso, as cores neutras são versáteis e ainda permitem incluir itens decorativos coloridos no ambiente. Leia ainda no Arkpad: Pantone revela as tendências na decoração Na hora de escolher a cor ideal, observe as características do ambiente. Quartos e salas, por exemplo, devem receber tonalidades neutras claras para não atrapalhar a convivência dos moradores.


“As pessoas ficam mais tempo nestes espaços e querem relaxar. Por isso, a indicado é usar tonalidades calmas e pouco vibrantes”, diz Ivana Seabra, arquiteta. Lembre-se apenas de que branco em excesso traz a sensação de vazio, distância e frieza.

Desse modo, cuide de variar o décor com ao menos três tonalidades neutras – cinza, bege e gelo. Veja como decorar a casa com cores neutras A arquiteta Ana Yoshida lembra ainda de que as cores vibrantes são recomendadas para objetos decorativos, já os elementos de grande porte devem ser neutros. “As peças mais visíveis do décor (como cortina, sofá e aparador) ficam melhores com cores claras para não cansarem a vista”, diz. Outra dica na hora de fugir da monotonia dos ambientes neutros é pintar uma parede do espaço de outra cor. “Escolher cores fortes em uma parede especial é a saída para trazer vivacidade ao espaço”, afirma a arquiteta. A decoração neutra precisa também do acerto no tom das cores. As opções mais escuras, como cinza e preto, deixam o local sofisticado, no entanto, afetam a claridade do espaço. “Cores neutras escuras deixam o ambiente intimista, aconchegante e cenográfico.


 Entretanto, comprometem a luminosidade e exigem bastante rigor no projeto luminotécnico”, diz Ana Yoshida, arquiteta. A alternativa, neste caso, é apostar em luminárias de piso, abajures, arandelas e até mesmo no rebaixamento do teto para instalar spots e sancas. Veja como decorar a casa com cores neutras Outra forma de investir no neutro sem deixar o local pouco atraente é abusar da madeira. Instale painéis nas paredes ou aposte em móveis com este material. “A dica é usar peças de madeira com acabamento laqueado. O recurso traz sofisticação e aconchego, permitindo ainda o uso do colorido no décor”, afirma Ivana. O ambiente neutro pode ganhar também a ajuda de materiais que reforcem a sensação de conforto – sendo linho e algodão algumas opções para tecidos e cortiça um diferencial no mobiliário.

 Texto escrito por Isabela Kalil
fonte:http://www.lopes.com.br/blog/decoracao-paisagismo/ambientes/veja-como-decorar-casa-com-cores-neutras/#axzz3dVikbWHv

0 comentários:

Postar um comentário