terça-feira, 16 de junho de 2015

Cadê a cortina que estava aqui?

O poder de camuflagem das cortinas

Uma janela indesejada no ambiente pode simplesmente desaparecer, sem a necessidade de grandes intervenções. A especificação de cortinas discretíssimas é a solução mais eficaz.

Nem sempre é possível fugir de detalhes que carregam a estética de determinado ambiente. Um fio à mostra ou uma coluna, por exemplo, são detalhes que cabem aos designers de interiores usar de criatividade para esconder. O mesmo pode acontecer com janelas. Neste caso, como agir? Será que é preciso fazer mais obras? Profissionais de decoração dão dicas de como camuflar uma janela no ambiente com um recurso muito simples: a cortina!
A designer de interiores Iara Santos conta qual tipo de cortina é mais indicada para este fim: “A cortina Rolô é uma ótima aliada, já que é discreta e elegante. Em um de meus projetos, usei uma cortina deste tipo feita de tela solar para conferir maior privacidade ao espaço e esconder a esquadria de alumínio da janela que, esteticamente, não é muito atraente”.
 
Projeto Iara Santos: A cortina foi inserida na parede da banheira, ao lado do espelho. A solução ficou muito discreta e resolveu o problema de uma janela inconveniente.

A cor também é importante para que a cortina consiga camuflar uma janela com mais discrição. “A cortina da mesma cor da parede se torna mais discreta e com menos contraste e, por esse motivo, ela camufla mais. Além disso, dessa maneira, a cortina consegue agregar continuidade à parede, tornando o layout mais harmônico”, destaca a designer Laura Santos.
É importante também ficar atento ao tipo de material da cortina especificada. “Para ambientes de área molhada, ela deve ser a Rolô Tela Solar Screen. Fora isso, pode ser um material translúcido, fino, mais comum”, avalia Laura. Já Iara, prefere sempre apostar nos tecidos impermeáveis.
 

Projeto Laura Santos: Nessa cozinha, a pequena janela ficou totalmente escondida. A cortina também quase não é percebida.

Alguns cuidados são indispensáveis na hora de lançar mão deste elemento com o objetivo de camuflar a janela. “É preciso que ela esteja integrada ao restante da decoração. A cortina jamais pode ser o objeto de destaque ou destoar do restante do décor”, salienta iara.
Com tantas dicas, agora, ninguém precisa mais ter dor de cabeça com janelas que comprometem a estética dos ambientes.

fonte: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/o-poder-de-camuflagem-das-cortinas/322

0 comentários:

Postar um comentário