sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Saiba quais as vantagens das cortinas e persianas e acerte na hora de comprar e instalar

Cortinas e persianas permitem a entrada de luz natural e protegem os ambientes da luminosidade excessiva
Cortinas e persianas permitem a entrada de luz natural e protegem os ambientes da luminosidade excessiva
Quando for escolher as cortinas ou persianas para a sua casa, pare e pergunte: o que desejo do produto? Proteção solar? Privacidade? Aconchego? Entenda as indicações de cada peça e aprenda como escolher a mais adequada ao ambiente que você deseja decorar.
As cortinas são sempre confeccionadas com tecidos, enquanto as persianas são estruturadas por lâminas horizontais ou verticais. A gerente de produtos da empresa Luxaflex, Andréia Pressato, explica que as vantagens das cortinas são o “aconchego” e a leveza proporcionados pelos tecidos e a infinidade de texturas, cores e níveis de transparência.
Geralmente utilizadas em cozinhas e banheiros por permitirem a ventilação do local, as persianas controlam a luminosidade pela inclinação das lâminas. Para a designer de interiores Paula Coussirat, da Duetto Decorações, este tipo de produto também pode ser usado em quartos e home offices, quando se quer um visual mais "clean".
O raio "x" das cortinas e persianas
No mercado, existe uma variedade de produtos de diferentes materiais e mecanismos de abertura e fechamento. Além das cortinas de tecido tradicionais, com pregas e xales, há as de rolo, indicadas para locais que necessitam de proteção sem a perda total da visibilidade externa; e a romana, estruturada com varetas de sustentação. Outro modelo é o que conta com painéis intercalados, recomendada para grandes vãos de passagem.
As persianas mais comuns são as de alumínio, que oferecem o controle térmico e da luminosidade e são comumente empregadas em ambientes corporativos. Em tons naturais, por sua vez, as de madeira combinam com uma decoração mais despojada.
Tanto para cortinas como para persianas, há mecanismos de abertura e fechamento manuais ou motorizados. Atualmente, há acionamentos mais leves e silenciosos – sistemas motorizados integrados aos de automação da casa, que podem ser acionados por tablets ou celulares.


No Quarto
 
O projeto de decoração e iluminação do ambiente define, normalmente, o tipo de cortina ou persiana a ser usada.

Para os quartos, Andréia Pressato, da Luxaflex, aconselha escolher produtos que possuam maior nível de escurecimento, com tecidos “room darkening” ou “blackout”, porque deixa o cômodo mais escuro na hora de dormir.
A designer de interiores Paula Coussirat explica que as persianas são ótimas opções para quartos que têm uma bancada ou a cama abaixo da janela. “Como não têm volume, ficam bem encaixadas em projetos assim”, conclui. Neste caso, recomenda a designer, as cortinas de tecido, mesmo as mais curtas, não se mostram visualmente agradáveis.
 Na Sala
Nas salas, o indicado é utilizar peças com um pouco de transparência, o que permite a entrada de luz natural, mas ao mesmo tempo, protege da luminosidade externa excessiva.
Nos ambientes com home theater ou salas com varandas, uma dica são as cortinas rolos ou romanas, com tecidos funcionais como o “blackout”, que além de “vestir” com aconchego, barram a luz solar.
Tanto para salas quanto para quartos, é preciso identificar o que se espera das cortinas, enfatiza a designer de interiores Paula Coussirat. As de tecido "voil" ou gaze de linho conferem leveza; as de microseda, aconchego, privacidade e proteção; e as cortinas de seda dão um toque de sofisticação ao espaço.
 Como Cuidar
O desgaste das peças é causado principalmente pela freqüência de uso e a intensidade solar que incide sobre o produto diariamente.
Para aumentar a vida útil das cortinas e persianas, uma dica é fazer a manutenção e limpeza adequadas a cada tipo, periodicamente.
No geral, vale limpá-las semanalmente com um espanador ou aspirador de pó para evitar o acúmulo de sujeiras.
Normalmente, as cortinas tradicionais, de tecido misto ou sintético, podem ser lavadas em casa ou na lavanderia. Mas sempre siga as instruções assinaladas para cada produto em específico para melhor conservação. As recomendações vêm nas embalagens ou podem ser conseguidas junto aos revendedores - e em seus sites - ou com decoradores.
As peças com sistemas motorizados para abertura e fechamento têm uma vida útil maior, já que não sofrem contato e nem acionamento com força e intensidade erradas.

fonte:http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/07/14/aprenda-como-escolher-as-cortinas-ou-persianas-da-sua-casa.htm#fotoNav=9

0 comentários:

Postar um comentário