As cortinas e persianas são fundamentais em um projeto de decoração, pois elas valorizam e dão aconchego e elegância ao ambiente. Além disso, vedam a entrada de sol e vento, contribuem para o isolamento acústico, e por serem práticas e versáteis combinam com qualquer ambiente. A persiana saiu do ambiente corporativo e ganhou espaço e novas referências para os ambientes residenciais.
Mesmo com todas essas características fantásticas, trata-se de uma escolha muito pessoal. Por isso, é importante a presença de um decorador, para auxiliar na escolha correta, uma vez que há no mercado várias opções de materiais. As mais comuns são:
- Persianas em PVC – modelo mais comum de persianas. O material em PVC é simples de limpar e essa opção é recomendada para locais que exigem mais praticidade. Muito comum em projetos corporativos.
- Persianas em alumínio – modelo tão prático quanto a de PVC. Muito comum em projetos corporativos, mas já ganha espaço em projetos residenciais, especialmente em cozinhas.
- Persianas em madeira – modelo mais sofisticado, são indicadas para dormitórios. É importante verificar a qualidade da madeira.
- Persianas em bambu – muito utilizada em ambientes mais ‘descolados’, conferem ao ambiente leveza e são ecologicamente corretas.
- Persianas verticais – perfeita para o controle de incidência de luz no ambiente. Pode ser de PVC ou tecido.
- Persianas blackout ou de rolo – indicada para bloquear a entrada da luz, conferem privacidade e conforto, além de controle térmico e acústico.
- Persianas em painel – indicados para ambientes com grandes janelas de vidro. É perfeita para escurecer o espaço. Geralmente vão do teto até o chão.
E agora, minhas dicas para não errar na escolha:
- Para escolher a persiana correta de acordo com a decoração do seu lar, você pode optar por combiná-la com o resto da decoração e dos móveis, mas não é extremamente necessário.
- Para não errar prefira tons neutros, pois eles são discretos e combinam com tudo.
- Outro ponto importante é a escolha do tamanho de acordo com o ambiente. Para sala de estar e jantar elas devem ficar até 1cm acima do chão.
- Para cada ambiente existe uma persiana específica. Na sala de estar e jantar, por exemplo, as persianas verticais são as melhores opções, pois elas possuem um caimento estruturado, além de serem tradicionais e adicionarem elegância ao ambiente.
Erica Salguero é colaboradora do Viva Decora e Arquiteta formada pela Universidade de Guarulhos, em 2000, com especialização em Design de Interiores pela ABRA – Academia Brasileira de Arte.
0 comentários:
Postar um comentário