terça-feira, 17 de novembro de 2015

Nicho Escavado

Optar por escavar um nicho na alvenaria pode ajudar, e muito, na organização do banheiro. Ele substitui os suportes convencionais, poupando espaço nessa área compacta da casa. “Não existe um padrão de medida, mas com 8 cm de profundidade já é possível lançar mão da ideia”, ensina a arquiteta Natalia Noleto, de Brasília, que não dispensa os recortes em seus projetos. Já a largura e a altura dependem da quantidade e do tamanho dos frascos que serão acomodados. “Para revestir, materiais resistentes à água, como pedra, pastilha e cerâmica, são os mais indicados. O que checar antes de partir para a obra

❚ A espessura da parede determina a profundidade do nicho, que deve preservar pelo menos 5 cm de fundo ou a última camada de tijolos intacta.

❚ Se por acidente a fachada do prédio for danificada pela obra, o custo do reparo é responsabilidade do morador. O mesmo vale para superfícies que fazem divisa com o vizinho.

❚ Analise a planta do banheiro para saber onde fica a tubulação de água. E veja quais paredes são de alvenaria estrutural, que não podem ser escavadas.

❚ De modo geral, evite recortes a menos de 15 cm de tubulações, vigas, canos eletrodutos e janelas.

❚ Uma altura confortável para o nicho do boxe é 1 metro entre o piso e a base da abertura.

❚ Fazer uma leve caída na base do nicho, durante a moldagem com massa, evita o acúmulo de água.





0 comentários:

Postar um comentário