quinta-feira, 26 de abril de 2018

Como Escolher Cortinas para a Sala

A importância da cortina na decoração da sala A sala deve ter uma decoração agradável, refletindo a personalidade e o estilo dos moradores. Um dos fatores que irá contribuir para que isso aconteça é a escolha das cortinas. Sua função vai além de barrar a luz, o vento e dar privacidade: ela gera conforto acústico e visual, equilibra a composição da decoração e permite que o espaço ganhe requinte, beleza e harmonia.

   

 Modelos de Cortina Existem no mercado vários modelos – com trilho, de varão, persianas, painéis. Para que a escolha seja acertada deve-se levar em conta a dimensão do ambiente, o tamanho da janela, a finalidade da sala e a decoração já existente. Cortinas de varão: são modernas, leves, práticas e podem ser usadas em qualquer ambiente. É possível encontrá-las facilmente para compra e com ótimos preços.

 


 

Persianas: existem vários modelos, de materiais e cores muito bonitos. São modernas, aconchegantes e funcionais, permitindo a criação de uma decoração versátil e de personalidade forte. É possível escolher entre os modelos vertical e horizontal;





 

 Painel: são bonitas, elegantes, muito utilizadas para grandes espaços e vãos de passagem;



 

 Cortina Romana: transmite a sensação de organização, limpeza e sofisticação. Combinam também com cortinas;

   

Cortina Rolô: ela cria um plano bem marcado e seu visual é neutro e elegante;



 

De trilho: são as mais versáteis e podem ser encontradas em uma infinidade de materiais e modelos. O trilho poderá ser simples, duplo ou triplo, para a instalação de forro e blecaute (ou blackout).

   
Trilho ou Varão? A cortina pode ser confeccionada para correr em trilhos, chamados trilhos suíços, ou em varão. A escolha dependerá do estilo da sua decoração e de outros elementos como espaço disponível, existência de teto rebaixado em gesso, etc. O trilho suíço substitui o antigo trilho de alumínio, com os rodízios de bolinhas. Eles são confeccionados em alumínio, são modernos, deslizam com mais facilidade e possuem ganchos de fácil fixação, os quais podem ser colocados tanto no teto como na parede. Poderão ser únicos, duplos ou triplos. Permitem uma maior variedade de pregas no tecido, aumentando o volume da cortina. Ele exige um cortineiro, normalmente feito em gesso ou, com um centímetro a mais, a própria cortina esconde o perfil de alumínio. O varão faz com que as cortinas tenham um ar moderno, arrojado e contemporâneo. Ele as torna muito fáceis de colocar e tirar, podendo ser costuradas com ilhoses, alças do próprio tecido ou argolas. Existem muitos modelos de varão, que combinam com os mais diversos tecidos: podem ser de madeira ou metal, com acabamento cromado ou pintado, ser único, duplo ou triplo. Geralmente, são utilizados para cortinas que não comecem no teto. Quanto à sua colocação, é comum que sejam posicionados 20 cm acima das janelas ou bem rente ao teto.

   

Acabamentos mais Comuns de Cortina Confira os modelos mais comuns para cortinas: Reta (com Alça), Prega Inglesa (com argola), Prega Macho (com alça), Prega Americana (com argola), Onda (com argola) e Reta com Ilhós.

   
Escolha do tecido A sala é um ambiente acolhedor que pode receber materiais leves e transparentes, como voil, linho, organza, chiffon, crepes e palhas de seda, renda de algodão ou sintética, rústicos leves e com um bom caimento. Se ela for utilizada para assistir TV, houver muita incidência de raios solares ou se sua janela ficarmuito exposta, poderá ser escolhido um material mais grosso, como brim, sarja, shantung de seda ou poliéster, chenille, veludo, lona, seda rústica ou linho puro. Junto com a cortina principal, poderá ser usado um forro de algodão, gabardine, tergal verão, microfibra, malhas específicas ou blecaute que irá servir para proteger o ambiente e o próprio tecido do sol excessivo sem perder a delicadeza de um tecido mais transparente. Cores A cor da cortina deverá estar em harmonia com os demais componentes da sala. As cores neutras sempre combinam melhor com a decoração e não marcam uma época. Para não errar, use o branco, o bege ou o areia que são cores que ampliam e clareiam os espaços, deixando-os mais agradáveis.

 

Se as paredes forem claras, as cortinas poderão ter uma cor mais forte, desde que sem exageros. Deverá ser uma cor que componha com as demais existentes de forma a não deixar sua sala deselegante e com pouca leveza.

 

Optando em usar cores fortes, os cuidados redobram, porque cores acentuadas tendem a desbotar mais facilmente com a luz solar direta. Neste caso, procure usar estampas simples, com poucas cores ou “tom sobre tom”. As cortinas estampadas ou com muito brilho são mais difíceis de combinar com o restante da sala, podendo deixar o ambiente pesado.

 

Comprimento e Altura da Cortina O comprimento varia de acordo com o gosto de cada um, mas alguns itens deverão ser levados em conta: A cortina longa que vai do teto ao piso, confere ao ambiente maior elegância. Seu visual é bonito e contribui para ampliar a sensação do tamanho da sala. O ideal é que o tecido arraste no chão de 2 a 4 cm no máximo. Caso você não goste, poderá fazer a barra deixando 1 cm acima do piso e o blecaute, deverá ficar sempre no nível do chão.



 

As mais curtas deverão ser usadas, principalmente, quando houver um móvel abaixo da janela. Se ela ocupar todo o espaço da parede, poderá deixar o ambiente pesado. Com um modelo longo e estreito, na medida da janela, o ambiente ficará mais leve, podendo o espaço, que sobrou, ser usado para posicionar um quadro ou uma luminária. Outra opção é o modelo de rolo ou romano, que deve ficar 10 cm abaixo da janela. É muito importante que você fique atento ao tamanho da janela e à medida do pé-direito: O tecido da cortina precisa ter um bom caimento, assim como um tamanho ideal. Preste atenção também à distância correta em relação ao teto: o varão ou cortineiro geralmente são instalados de 20 a 30 cm acima da janela; Dos lados é necessário passar 25 ou 30 cm de cada lado da janela para evitar o vazamento de luz; Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina a uma altura bem maior do que ela; caso contrário, a impressão será a de que ela é achatada; Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, superior a 2,70cm de altura, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito. Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente instalá-la o mais alto possível, chegando ao teto.

 

O tecido da cortina precisa ter um bom caimento, assim como um tamanho ideal. Preste atenção também à distância correta em relação ao teto: o varão ou cortineiro geralmente são instalados de 20 a 30 cm acima da janela; Dos lados é necessário passar 25 ou 30 cm de cada lado da janela para evitar o vazamento de luz; Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina a uma altura bem maior do que ela; caso contrário, a impressão será a de que ela é achatada; Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, superior a 2,70cm de altura, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito. Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente instalá-la o mais alto possível, chegando ao teto. Como o pé-direito é alto, a cortina vem do teto, compondo com um grande cortineiro para criar uma composição harmoniosa. Projeto: Arquitetos Dado Comini e Augusto Perez. Mais fotos: Salas de Estar e Jantar Comini e Perez

Aproveite toda essa versatilidade na decoração no Outono 2018

A decoração no Outono 2018 está repleta de cores que a Pantone elegeu estarem conectadas ao universo fashion. Conheça algumas dicas de como renovar a sua casa nesta estação!

Sempre alinhado com as novidades de cada estação do universo da moda com a a NY Fashion Week, o Pantone Fashion Color Trend Report Fall/Winter 2018 aposta em 15 tons que são tendência na próxima temporada.
Cores que expressam com muita delicadeza a nossa necessidade de individualidade e criatividade no Outono/Inverno 2018. Então existe um foco em cores auto expressivas, que evitam uma estrutura antiquada de algo muito marcante como uma moda regional.
Então foram escolhidas algumas cores não muito tradicionais e muito notáveis como tons de amarelo limão e lilás, que já é uma variação da tom da cor do ano: o roxo.
Mas o foco para a nossa decoração no Outono 2018 está no clássico. Aquelas cores mais neutras que provocam a sensação de folhas secas no chão de uma floresta, uma plumagem rica e um crepúsculo que complementam uma paleta moderna de intensidade e toques de cores explosivas e esporádicas em momentos estratégicos.
Como existe uma necessidade de estruturação na moda todos os dias, cinco cores principais podem ser facilmente usadas durante todas as outras estações pois servem como blocos de cores tanto na decoração de casa quanto no guarda-roupas, como o azul marinho, branco, amêndoa, cinza e tons terrosos.

Decoração no Outono 2018: os neutros repaginados

As cores neutras são sempre muito fáceis de adicionar em qualquer ambiente e sempre deixam o ambiente inevitavelmente mais sofisticado. Assim como existem grandes chances da base da sua casa já ser em tons de branco, bege ou cinza, eles também podem compor um décor completo em ton sur ton que vai deixar qualquer ambiente muito charmoso.
No quarto, por exemplo, os tons acinzentados se completam fazendo um mix com formas geométricas nas estampas das almofadas e nas texturas da colcha e até dos papéis de parede. Uma composição irresistivelmente confortável, concorda?

Imagina aquele quarto super aconchegante e com sensação fresh? É exatamente o que queremos para uma decoração no Outono 2018, sempre contemporânea e linda.
Na sala de estar e na cozinha, as cerâmicas brancas são as nossas queridinhas pra qualquer ocasião. A jarra e a petisqueira formam um dos conjuntos mais versáteis para as refeições e o diferencial está nesta textura de bolinhas com um toque vintage. Não é irresistível?


Pra finalizar, temos um toque de cor mais forte na decoração no Outono 2018: o azul! Apesar de ser mais marcante, é uma cor que favorece qualquer cômodo, trazendo mais charme e alegria ao ambiente.
Nem precisa ser em grande quantidade, só algumas almofadas, em tricot ou em estampas geométricas e florais já fazem sua sala ficar muito mais fashion. Que tal?



Aproveite toda essa versatilidade na decoração no Outono 2018 e garanta os itens Lolahome mais especiais e que vão continuar sendo seus companheiros pra complementar muitas outras decorações durante o ano!

quarta-feira, 18 de abril de 2018

PERSIANA PARA O QUARTO: CONFORTO E PRIVACIDADE PARA OS MORADORES!

O quarto é provavelmente o ambiente mais íntimo da casa, onde você passa bons momentos, tira um tempo para repousar, e onde dorme. Por isso, ele precisa ser confortável, aconchegante e garantir privacidade para os moradores. E se é assim, na hora de planejar a sua decoração, nada melhor do que optar por uma bela persiana para o quarto.

Você ainda tem dúvidas se esse é o modelo que você procura e se é o que vai melhor atender as suas necessidades? Então continue lendo e veja nossas dicas!

 PORQUE INVESTIR EM UMA PERSIANA PARA O QUARTO? 

Muitas são as vantagens das persianas! Elas garantem o controle da luminosidade, sendo que você pode escolher se quer deixar entrar mais ou menos luz no ambiente com mais facilidade. As persianas também diminuem a entrada de som no ambiente, por isso são uma boa escolha para os quartos, sobretudo o quarto do bebê. Como alguns modelos não são feitas de tecido, elas também diminuem o acúmulo de poeira e ácaro, o que também conta pontos para serem instaladas no quarto dos pequenos.

Outra questão que você deve considerar ao escolher uma persiana é o tipo de ambiente que você busca. Ou seja, se você deseja um ambiente mais romântico, é melhor optar por uma cortina. Se o seu objetivo é criar um ambiente moderno e clean, as persianas cumprem esse papel.

Além disso, para não errar na escolha, é interessante escolher o material e a cor da persiana de acordo com o restante da decoração do ambiente, principalmente a cor dos móveis. E se você é um amante da tecnologia, vai gostar de saber que alguns modelos de persiana podem ser controlados por controle remoto, ou seja, não totalmente automatizadas.

 TIPOS E MODELOS DE PERSIANA 

Outra dica para não errar na escolha, é conhecer cada tipo de persiana e suas particularidades. Falaremos um pouco de cada uma delas a seguir.

Persiana tradicional
Esse é o modelo tradicional de persiana, que pode ser com as varetas na horizontal ou na vertical. A persiana tradicional pode ser confeccionada em uma infinidade de materiais, desde o PVC até madeira. Elas ficam muito bonitas no quarto do bebê, principalmente se o casal optar por cores mais claras.

Outra vantagem é o controle da entrada de luz, o que traz mais conforto para o sono. persiana rolô para quarto

Persiana rolô
A persiana rolô possui abertura horizontal, sendo que quando é acionada, o seu tecido se enrola no topo da cortina. O tecido da persiana rolô é mais firme, para que quando esticada, pareça um painel. Além disso, ela pode ser confeccionada em diversas cores e estampas. Se o quarto possuir uma varanda, a persiana rolô pode deixar o ambiente ainda mais bonito, já que ela é uma opção interessante para quem deseja cobrir grandes janelas ou portas.

Persiana romana
Assim como a rolô, a persiana romana também se movimenta horizontalmente. A diferença é que ela não se enrola, e sim formam-se dobras no tecido, criando um efeito muito bonito e único. A cortina romana também fica muito bonita se instalada em ambientes mais amplos, como os quartos com varanda.


CUIDADOS COM AS PERSIANAS 
Para aumentar a durabilidade das suas persianas, alguns cuidados são fundamentais antes mesmo dela ser instalada na sua casa. O primeiro deles é escolher um produto de qualidade e que seja colocado por um especialista. Em seguida, você deve medir o local com precisão para que a persiana fique perfeitamente fixada na janela. Sobre a limpeza, as persianas precisam de apenas um pano úmido. Sendo que não é necessário retirá-las para realizar a limpeza. Como os quartos são ambientes secos, a durabilidade é maior.