terça-feira, 17 de novembro de 2015

Nicho Escavado

Optar por escavar um nicho na alvenaria pode ajudar, e muito, na organização do banheiro. Ele substitui os suportes convencionais, poupando espaço nessa área compacta da casa. “Não existe um padrão de medida, mas com 8 cm de profundidade já é possível lançar mão da ideia”, ensina a arquiteta Natalia Noleto, de Brasília, que não dispensa os recortes em seus projetos. Já a largura e a altura dependem da quantidade e do tamanho dos frascos que serão acomodados. “Para revestir, materiais resistentes à água, como pedra, pastilha e cerâmica, são os mais indicados. O que checar antes de partir para a obra

❚ A espessura da parede determina a profundidade do nicho, que deve preservar pelo menos 5 cm de fundo ou a última camada de tijolos intacta.

❚ Se por acidente a fachada do prédio for danificada pela obra, o custo do reparo é responsabilidade do morador. O mesmo vale para superfícies que fazem divisa com o vizinho.

❚ Analise a planta do banheiro para saber onde fica a tubulação de água. E veja quais paredes são de alvenaria estrutural, que não podem ser escavadas.

❚ De modo geral, evite recortes a menos de 15 cm de tubulações, vigas, canos eletrodutos e janelas.

❚ Uma altura confortável para o nicho do boxe é 1 metro entre o piso e a base da abertura.

❚ Fazer uma leve caída na base do nicho, durante a moldagem com massa, evita o acúmulo de água.





Rose Quartz na Decoração da Casa - A Cor de 2016

Como em todos os anos, a Pantone, empresa fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria de moda, arquitetura, decoração e design, lança uma cor para seguir tendência nestas áreas. c e seguiu firme e forte o ano todo. Foram lançados batons, esmaltes, roupas e muitas outras coisas e todo mundo amou. Mas agora Marsala está se esvaindo e a cor de 2016 já está em pé, e foi recebida com um tanto de, digamos, receio.


DECORAÇÃO

A cor não fica bem em ambientes corporativos. Se não quiser tudo muito rosa, você pode apostar na cor em pequenos detalhes, como um vazinho de vidro branco com flores rosa, um quadro rosa, um espelho com moldura rosa, papel de parede floral rosa e até algumas almofadas. Outra dica bacana é dar uma cara nova pra sua cadeira de escritório revestindo-a com tecido rosa ou floral.
,


















Dourado na decoração da casa

Criadores de diferentes épocas - do pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) aos designers brasileiros Fernando e Humberto Campana - tiram partido da riqueza do dourado. "O tom ilumina as pessoas e o que está à volta delas também", considera o estilista Eduardo Suppes, para quem a associação ao luxo é inevitável.

Outro jeito mais natural de trazer para a casa o que a cor do ouro tem de bom está em peças feitas de capim-dourado. De rara beleza, essa planta encontrada no Jalapão, no estado de Tocantins, se transforma em maravilhas pelas mãos hábeis dos artesãos de lá.  

Ao mesmo tempo sofisticado e alegre, o dourado representa, na alquimia e na arte, o divino que mora dentro de nós. Sua face luminosa reflete pureza e inteireza.  Tradução da pureza do espírito universal, o dourado é alegre porque funde a sociabilidade do laranja e a sinceridade do amarelo.  "Ele ajuda a dar confiança", opina a consultora de psicodinâmica das cores Patrícia Duat Garcia.

Basta observar sua luz para entender a representação de tudo o que é ardente, solar, divino, suntuoso - e, por isso mesmo, povoa nosso imaginário. Quem nunca ouviu falar da galinha dos ovos de ouro ou do pote de ouro no fim do arco-íris?






Azul-turquesa na decoração: veja dicas de como usar

A turquesa é uma pedra de origem mineral famosa por sua cor azul ou verde-azulada, que desde a Pérsia antiga (hoje, o Irã) serve de ornamento para peças de luxo e joias. Passados muitos séculos, o azul-turquesa ganhou o status de tendência também na decoração da casa.

Segundo o top arquiteto carioca Thoni Litsz, o azul-turquesa transmite uma sensação de frescor no ambiente. "É uma cor ligada à juventude. Ela passa um sentimento de verdade, serenidade, compreensão e saúde. Traz calma e descanso, tudo o que a gente precisa dentro da nossa casa", explica ele.